quinta-feira, 19 de junho de 2014

fotografia

MODO DE MEDIÇÃO DA LUZ

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Página 78 e 79

MATRICIAL

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Área de maior proporção.

Indicado para paisagens e eventos com flash.

CENTRAL PONDERADO COM ÊNFASE NO CENTRO

Indicado para books externos

SPOT e COLORTOR

SPOT capta só o meio e não tem luz lateral.

COLORTOR capta o meio e um pouco da luz lateral.

Indicado para fotografias MACRO onde se destacará os detalhes da foto.

CONTROLE DO BRANCO

Cor – Página 132 a 139

WB (White Balance)

Nublado / Sombra / Flash / Fluorescente / Incandescente (tungstênio) / Vela

 

EFEITOS página 136 e 137

TAMANHO E QUALIDADE DA IMAGEM

 

1.600 ÷ 300 dpi × 2,54 = 14,4 → 15

1.200 ÷ 300 dpi × 2,54 = 9,18 → 10

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clip_image004 clip_image005

 

 

QUALIDADE DA IMAGEM

Photoshop → RAW ou NEF (profissional)

Para tratar de imagens em RAW é necessário Plug in ACR.

No photoshop, as imagens devem ser tratada em TIFF ou PSD.

CARREGANDO A ILUMINAÇÃO DA FOTOGRAFIA COM O EV clip_image006

CORRIGIR EXPOSIÇÃO NO PHOTOSHOP (página 388 e 389)

Abrir imagem e clicar CTRL + L

clip_image007

Depois de mover o SLAIDER na posição desejada, clique em OK.

 
COMPENSAÇÃO DE EXPOSIÇÃO DO FLASH clip_image008
 

 

MODO DE FOCAGEM

clip_image009

AF-A

AF-S

AF-C

clip_image010

Ai - Focus

ONESHOT

Ai - Servo

 

Do Estático para Movimento

Usar motor de focagem 2.0

Focagem Fixa Definida

Simples

Focagem com Correção Continua

Movimento

Usar motor de focagem 2.0


HISTOGRAMA

clip_image011

CONFIGURAÇÃO DA CAMERA

ISO

TAMANHO DA IMAGEM

EV

WB

MODO DE MEDIÇÃO DA LUZ

· 100

· 12MG

· 0

· auto

· Matricial

· Central ponderado

· SPOT

 

NIKON

P

S

A

M

CANON

P

Tv

Av

M

 

Sempre configurar:

Utilizado em
ambientes externos

Utilizado em
ambientes externos

Só usar M quando com flash externo ou estúdio

 

· ISO

· Tamanho da imagem

· EV

· WB

· Modo de medição da luz

· Objetos em movimento

· Tempo = obturador

· Tempo = movimento

· Objetos fixos

· Fotos externas durante o dia

· Diafragma = abertura

 

 

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DIAFRAGMA páginas 76, 140 e 141.

 

 

O diafragma é simbolizado por F.

Utilizado em fotos externas durante o dia.

Usado em objetos fixos.

É o mecanismo de laminas posicionado na objetiva que controla a quantidade de luz que entra na câmera e a profundidade de campo.

Comparar com a pupila dos olhos.

(quando tem muita luz, a pupila fecha e quando tem pouca luz, a pupila abre)

O Diafragma controla a profundidade de campo (espaço anterior e posterior ao objeto em foco que também continua nítido). A profundidade de campo tem interferência da lente e zoom. Zoom pequeno significa que a profundidade de campo será fundo sem nitidez.

ESCALA DE VALORES DO DIAFRAGMA f

2; 2.8; 4; 5; 6; 8; 11; 16; 22; 32

Para cada valor, dará uma abertura diferente e uma profundidade de campo diferente.

clip_image013Para uma lente normal de 50 mm,

é o valor intermediário.

É o valor padrão.

É a partir de F8 que saberá qual é a foto externa boa.

50/2= 25            50/32= 1,5625

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OBTURADOR páginas 98, 99, 102 e 103.

 

O obturado é a função Tv ou S.

Controla o tempo de exposição.

Utilizado em fotos externas durante o dia.

Usado com objetos em movimento.

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ESCALA DE VALORES DO OBTURADOR (tempo em segundos)

clip_image016é o valor intermediário.

É o valor padrão para congelar movimento.

AJUSTE B – BULB + Disparador Remoto (páginas 106, 107, 346 e 347)

O BULB é usado para fotografar astros.

FOTÔMETRO (páginas 79 a 83)

Instrumento interno da câmera que faz a medição da luz.

Quando se aperta ate a metade do botão que fotografa, acenderá uma luzinha verde. É neste momento que o fotômetro se ajusta a imagem.

Aguarde 2 segundos e aperte mais fundo. Assim o fotômetro regulará a medição de luz.

A função do fotômetro é escolher a luz adequada que compense a iluminação do objeto de acordo com o obturador ou de acordo com o diafragma..

O fotômetro prioriza o tipo de função:

Obturador – quando se escolhe o obturador, é o fotômetro que escolhe o ajuste de abertura do diafragma.

Diafragma – quando se escolhe o diafragma, é o fotômetro que escolhe o tempo do obturador.

 

DIA EXTERNO

NOITE

PAISAGEM NOTURNA

· A ou Av

· Tv ou S

· WB auto

· ISO 100

· Medição matricial

· Para eventos internos ou externos (jardim) à noite

· ISO 200

· P + Flash embutido somente

· Tripé

· A ou Av → f8

· WB auto

· ISO 200

· Timer 10 segundos sem flash

 

MARKETING FOTOGRÁFICO

Necessário ter portfólio.

Cobra se pela hora de trabalho. Não se cobra pelo pôster mas pelo tempo que o fotógrafo teve para fazer o serviço.

ARFOC-MG Associação de repórteres fotográficos e cinematográficos.

Tabela:

3 horas de trabalho → R$ 400,00

5 horas de trabalho → R$ 600,00

7 horas de trabalho → R$ 800,00

20 fotos em CD → R$ 900,00

Álbum encardenado com photoshop → R$ 2.000,00

Lojas profissionais:

Pedro Cinefoto

Centro fotográfico

www.indimagem.com.br

FINEART

TECIMAGEM – escolha de imagens

Impressoras boas são as HP e Epson com tintas mineralizadas.

Fotógrafos a seguir são: Márcia Charlison e Vinicius Matos

Assinar revistas fotográficas – Revista Fotografe Melhor

ESTÚDIOS (páginas 336 a 343)

Kit de iluminação para estúdio → greika 300 w

2 sombrinhas

2 tripés

2 flashes eletrônicos e luzes laterais

1 luz para cabelo

1 luz para o fundo

1 rádio transmissor e receptor de flash

Fundos fotográficos infinitos com tripés laterais

Cor de parede cinza intermediário 18%

Espaço 4 m x 5 m ou 5 m x 6 m

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